top of page
Foto do escritorDavid Rodrigues

A reconstrução dos Blancos

Os tempos dourados da La Liga, onde Cristiano e Messi dominavam o futebol mundial, já lá vão e é tempo de olhar em frente, para uma liga que está a ressurgir no panorama do futebol mundial.


O Real Madrid sofreu muito com a perda do astro português. Na época 18/19, primeira sem Ronaldo, o Real terminou no 3º lugar da La Liga, com uns míseros 68 pontos, menos 19 que o campeão Barcelona. Na liga dos campeões, o percurso também não foi nada satisfatório, tendo sido eliminados nos oitavos-de-final pelo Ajax, com uma goleada por 1-4, diante os seus adeptos, no Bernabéu. Na época seguinte, os Blancos conseguiram reerguer-se e voltar a conquistar o título de campeões nacionais, numa luta acesa com o Barça.


Quem não ficou de “ressaca” com a saída de Ronaldo, e ainda aumentou o seu rendimento, foi Karim Benzema. O avançado francês manteve sempre o alto rendimento, sendo agora a principal referência ofensiva dos merengues. Nas últimas 3 temporadas, o francês conta com uma média de 29 golos e 10 assistências por época. Números absolutamente monstruosos para um avançado que joga e faz jogar. É um regalo ver Benzema, que esta época, em 27 jogos, já conta com 24 golos e 9 assistências.

Na presente temporada, Vinícius Júnior tem-se afirmado como uma estrela do futebol mundial, estando a ultrapassar um belo momento de forma. Até ao momento, em 29 jogos, conta com 15 golos marcados, tantos quanto nas últimas 3 temporadas ao serviço dos merengues. O brasileiro soma ainda 7 assistências na presente temporada.


Os dois formam a dupla do momento do futebol mundial.


Créditos: Real Madrid

Modric é, inquestionavelmente, um dos melhores médios dos últimos anos, e esta época, com 36 anos, tem demonstrado estar no topo do futebol mundial. Inteligência e intensidade no meio-campo dos Blancos. O jogo passa todo por ele. Juntamente com Kroos e Casemiro, o centro do terreno fica fechado, deixando para o médio brasileiro o trabalho defensivo.


No centro da defesa, Alaba e Militão parecem entender-se na perfeição formando uma das melhores duplas do futebol europeu. O brasileiro é muito rápido, muito forte no jogo aéreo e lê muito bem os lances. Alaba apresenta características muito similares, sendo um jogador fundamental na construção de jogo dos merengues. Tem a vantagem de jogar como central, e muitas vezes, quando o jogo está mais apertado, rasgar pelo corredor lateral, de modo a dar apoio ofensivo à sua equipa.

Na direita, Carvajal tem sido muito afetado pelas lesões e a opção para colmatar a sua ausência tem caído sob Lucas Vazquez, que tem cumprido, apesar de não ser a posição natural. Na esquerda, Ferland Mendy tem sido o titular.


Créditos: Real Madrid

Quanto ao futuro, o mesmo parece ser risonho para o clube da capital espanhola. O investimento em jovens talentos tem sido recorrente nos últimos anos, o que deixa o Real com uma boa perspetiva do futuro.

Eis alguns dos jovens talentos dos merengues:


  • Andriy Lunin (22 anos - GR)

  • Miguel Gutiérrez (20 anos - LE)

  • Éder Militão (24 anos - DC)

  • Eduardo Camavinga (19 anos - MC)

  • Fede Valverde (23 anos - MC)

  • Antonio Blanco (21 anos – MC)

  • Reinier (20 anos – MO)

  • Brahim Diáz (22 anos – MO/ED)

  • Rodrygo (21 anos – ED/EE)

  • Peter González (19 anos – ED/EE)

  • Takefusa Kubo (20 anos – ED/EE)

  • Vinícius Júnior (21 anos – ED)

  • Luka Jovic (24 anos - PL)

92 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page