Olheiro Cabine: Kristoffer Ajer
Jogador a observar:
Kristoffer Ajer
- 22 anos
- 1,96 cm
- Pé Direito
Kristoffer Ajer é um jovem central norueguês que joga atualmente no Celtic, e ao qual se avizinha um grande futuro.
O norueguês começou a revelar-se muito cedo, estreando-se aos 16 anos pelo Start, clube da 1° liga norueguesa.
Por lá ficou até à época 16/17, onde nessa mesma época se transferiu por 600 mil euros para o Celtic.
Aí, nessa primeira época, jogou pelos juniores da equipa escocesa, e foi posteriormente emprestado ao Kimarnock. Foi uma boa opção do clube, uma vez que permitiu ao jovem central ganhar experiência já num nível competitivo alto, no 1° escalão do futebol escocês.
Após uma excelente metade de época, o central regressou e pegou de estaca.
Brendan Rogers foi o treinador que apostou no central. Assim, na época 17/18, o jovem foi titular indiscutível, o que se verifica até aos dias de hoje.
A subida a pulso levou o central à Seleção principal da Noruega com apenas 19 anos.
Hoje é um esteio na defesa da sua seleção, ainda que tenha apenas 22 anos.
Ajer tem os típicos traços característicos de um central norueguês. É alto e forte fisicamente. Mas, os traços característicos ficam só por aí, uma vez que apesar da altura e do estilo desengonçado, o central tem muita velocidade e qualidade técnica.
A sua altura faz com que seja um central imponente no jogo aéreo. Essa característica faz com que seja fundamental nas bolas paradas ofensivas e defensivas da sua equipa.
Defensivamente está sempre tremendamente concentrado, e a sua velocidade faz com que corrija erros que por vezes acontecem quando os níveis de concentração baixam.
Tem também ótimo desarme mesmo não sendo um central muito agressivo.
Aliado à sua imponência física, o norueguês destaca-se também por ter uma excelente relação com bola, que é notória quando o central sai a jogar muita das vezes com a bola controlada no pé, arriscando a por vezes, que o seu adversário roube a bola e fique numa situação clara de finalização.
Estas características fazem com que o jogador atue algumas vezes a lateral direito.
Uma das suas debilidades é o passe.
É algo claramente a melhorar.
O jogador é já visto como um autêntico líder dentro do campo, não estranhando, assim, que seja mais tarde ou mais cedo capitão de equipa.
A jovem promessa já despertou o interesse do Milan que o quis contratar já neste mercado de Verão, o que não aconteceu uma vez que o Celtic exigia 20 milhões de euros pelo passe do jogador.
O seu valor de mercado está avaliado em 4 milhões de euros segundo o 'Transfermarkt', mas o Celtic não vai libertar o jovem por um valor tão baixo, como já foi possível verificar aquando do interesse do Milan.
Dados SofaScore desta época (liga escocesa):
Interceções por jogo: 1,2
Fintas sofridas por jogo: 0,4
Alívios por jogo: 3,0
Erros que originaram golos: 0
Comments