Impróprio para cardíacos
Sporting e Porto correspondem às expectativas e disputam jogo até ao final, leões mais fortes e em liderança na final que terá segundo capítulo no domingo.
Luís Magalhães e Moncho López apostaram, sem grandes desvios da normalidade, nos 5's que mais vezes têm jogado nas duas equipas. O galego surpreendeu alguns com a não inclusão de Tanner McGrew na equipa que arrancou o jogo, tendo, inclusive, apostado em 5 americanos para iniciar a partida (Tinsley, Riley, Nevels, Gordon e Eric Anderson), já o português que liderou os leões ao primeiro lugar da liga fase regular principiou o encontro com 2 compatriotas (João Fernandes e Diogo Ventura) acompanhados pela tripla campeã, pela Oliveirense, na última final (Travante, Ellisor e Fields).
O 1º Quarto evidenciou a falta de soluções que o Porto tinha no jogo interior e o Sporting soube aproveitá-lo bem, com constantes penetrações que se traduziram numa vantagem dos leões, só atenuada com a saída de campo de Fields (6pts e 9rst) e a entrada de João Soares (6pts e 2rst) e Miguel Queiroz (4pts, 2rst e 2ast), que equilibraram o encontro que foi para o segundo quarto com a equipa da casa a vencer por 3 pontos.
A toada não mudou muito e o Sporting continuou a ser superior, apesar da estatura os azuis e brancos até iam conseguindo mais ressaltos ofensivos mas não conseguiam aproveitar essas segundas chances, muito menos nos lançamentos exteriores (4/18 nos primeiros 20 minutos), por outro lado os leões aproveitavam bem as oportunidades que tinham, em grande parte graças a um inspirado Micah Downs e a um Ellisor (8pts) competente e sem grande oposição na área pintada.
O intervalo chegou em boa hora para os dragões e as palavras de Moncho no balneário do João Rocha fizeram a diferença, sobretudo no aspeto defensivo, já que no ataque o Porto estava a criar muitas chances, faltando alguma pontaria nos lançamentos de três pontos. As decisões foram melhor pensadas e diminuíram os arremessos com oposição (2/4). Neste capítulo do encontro foi Larry Gordon (19pts e 10rst) quem se destacou, mostrando aos visitantes que a defesa leonina não era, de todo, intransponível. Os erros do Sporting foram-se somando, falta de comunicação na defesa e muita precipitação no ataque levaram a que os leões perdessem uma vantagem de 11 pontos que só não foi pior à entrada para o derradeiro quarto porque Smith e Micah Downs puxaram dos galões e converteram dois triplos.
Com apenas 4 pontos (46-50) a separar as duas equipas, o último quarto não poderia prometer mais, a emoção estava ao rubro e é nesses momentos que se fazem os grandes jogadores. Micah Downs (27pts) é o nome de um, e que grande foi ele para garantir a vitória da equipa da casa. Se o início deste período parecia mostrar que o Porto continuava por cima, uma perda de bola de Larry Gordon, que estava sozinho na linha de 3 pontos, e um triplo do americano ex-benfica do outro lado do campo, equilibraram o jogo que continuou em modo festival de triplos. Catarino (5pts e 2ast) e Micah Downs para um lado, Nevels e Tinsley para o outro. Com tantos lançamentos de tão longe, o jogo acabaria por ser decidido na linha… de lance livre, mas apenas depois de um lançamento do melhor pontuador do encontro, que sofreu falta de Riley e converteu os dois primeiros, falhando, astutamente, o último para o Porto não ter oportunidade de pontuar.
Plantel vs Equipa
É sabido que as grandes equipas ganham jogos porque têm mais do que 5 jogadores capazes de fazer a diferença, quando se vai ao banco buscar: Micah Downs, Pedro Catarino e Shakir Smith (11pts e 3rst). está-se sempre mais perto de vencer. Em comparação com os 45 pontos vindos do banco pelo Sporting, o Porto conseguiu apenas 10.
MVP!
Sem grandes surpresas, Micah Downs. Decisivo nos momentos chaves, não estranharia se no próximo jogo estivesse no 5 inicial.
5º americano?
O Porto está claramente mais frágil no jogo interior sem Tanner McGrew, que sem lesões é um dos melhores jogadores da liga. Com o americano a voltar quem sairá? Dores de cabeça para Moncho já que os 5 que jogaram não apresentaram maus números.
Vemo-nos no Domingo, às 15:45. O jogo será transmitido na fpbtv e na rtp2.
Commentaires