top of page
Foto do escritorDavid Rodrigues

Antevisão | Supertaça Cândido de Oliveira

Atualizado: 30 de jul. de 2022

Como é habitual, a nova temporada começa com a disputa da Supertaça. Este ano, curiosamente, o primeiro jogo oficial da época 2022/23 é o mesmo que fechou a anterior, em jogo a contar para a final da Taça de Portugal. O FC Porto procura repetir a dose, visto que venceu esse confronto por 3-1 e, consequentemente, levantou o troféu. Já o CD Tondela, procura vingar-se da final perdida.

Créditos: EPA

Em relação ao confronto da final da Taça, os azuis e brancos terão uma equipa com algumas alterações. Vitinha e Mbemba saíram neste mercado de verão e, portanto, o FC Porto terá de arranjar substitutos à altura. Já Otávio, encontra-se a cumprir castigo e está fora das opções de Sérgio Conceição.


Do lado do Tondela, equipa que caiu para o segundo escalão de futebol português, Salvador Agra, uma das peças fundamentais na temporada transata, terminou contrato com o clube beirão e saiu para o Boavista. Para além deste, Modibo Sagnan, Eduardo Quaresma e Neto Borges – todos titulares no último embate com os dragões – também terminaram o seu vínculo por empréstimo e regressaram ao seu clube.


Ambas as formações perderam jogadores importantes face à última temporada, mas, ainda assim, os auriverdes encontram-se numa posição mais débil que o seu adversário, visto que foram impedidos de inscrever jogadores nas próximas duas janelas de transferências. O FC Porto, embora com alguns castigos, apresenta um plantel mais capaz, face aos tondelenses.


Quanto a jogadores suspensos, o campeão nacional conta com as ausências de Diogo Costa, Fábio Cardoso, Manafá, Otávio e David Carmo. Os quatro primeiros suspensos devido a cânticos insultuosos contra o Benfica nas celebrações do título de campeão nacional, enquanto o defesa central recém-contratado ao SC Braga, cumpre um jogo de suspensão, por ter sido expulso na última jornada do campeonato nacional 2021/22. Do lado dos Beirões, não há qualquer jogador impedido de jogar.


No que toca ao jogo, o favoritismo parte do lado dos azuis e brancos, como é claro, mas é preciso confirmá-lo dentro de campo. O CD Tondela vive uma fase difícil, com vários jogadores jovens a integrarem o plantel de Tozé Marreco. Ainda assim, os auriverdes não vão facilitar a tarefa ao campeão nacional que, apesar de ter vencido todos os jogos da pré-época, parecem existir algumas indefinições no eixo central da equipa. Vitinha saiu e deixou uma posição por ocupar no onze portista. Stephen Eustáquio parece estar na pole position para ocupar a vaga do agora jogador do Paris SG.


A Supertaça Cândido de Oliveira disputa-se este sábado, dia 30 de agosto, às 20:45, no Estádio Municipal de Aveiro. Irão os dragões conquistar o troféu pela 23ª vez, ou o CD Tondela, clube que habita no segundo escalão de futebol português, vai erguer a taça pela primeira vez na sua história?


XI prováveis:


85 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page