top of page
Foto do escritorDavid Rodrigues

SC Braga: um arranque que faz sonhar


Com apenas cinco jornadas disputadas no campeonato português, é ainda precipitado fazer previsões daquilo que será uma época bastante longa. Ainda assim, não podemos deixar passar ao lado o início fulminante do SC Braga.


A equipa orientada por Artur Jorge entrou no campeonato a todo o gás, vencendo quatro das cinco primeiras jornadas, mas acima de tudo importa perceber a que se deve este registo. Ora, na primeira jornada, empatou a três bolas com o Sporting. A partir daí, ligou os motores e nunca mais olhou para trás, somando assim quatro vitórias consecutivas.


O facto de vencer há quatro jogos importa, mas o que espanta são mesmo os números. É que nas últimas quatro jornadas, os minhotos marcaram 15 golos e não sofreram nenhum. Estes números impressionam, ainda mais para uma equipa que foi protagonista da maior novela nacional este mercado de verão. Novela essa que acabou da melhor maneira para os guerreiros do Minho, que acabaram por garantir a permanência de Ricardo Horta – um dos mais talentosos jogadores a atuar em Portugal.


Aliado a esta permanência e consequente renovação, Salvador viu chegar à capital do Minho reforços de peso: Banza, Niakaté, Diego Lainez e, já no fecho do mercado, a surpreendente contratação de Uros Racic, são algumas das contratações neste último defeso. O médio ex-Valencia vem dar mais qualidade e profundidade a um setor que já conta com Al Musrati, André Horta e Castro, enquanto o mexicano Lainez está ainda numa fase de adaptação ao campeonato nacional.

Créditos: Maisfutebol

Já com Banza e Niakaté a história é outra. Ambos são titulares na equipa de Artur Jorge e têm sido preponderantes neste início de temporada. O avançado francês é uma autêntica máquina de fazer golos – atualmente lidera a lista de melhores marcadores da Liga Bwin com cinco golos marcados – e juntamente com Vitinha fazem a dupla sensação deste início de época. Niakaté tem sido uma das revelações do campeonato, muito devido às suas grandes exibições. O central até marcou frente ao Sporting, mas é na manobra defensiva dos arsenalistas que se destaca. Forte, possante e imperial no jogo aéreo, o francês tem sido o patrão da defesa na equipa de Artur Jorge.


O plantel do SC Braga ganhou outra dimensão, sem dúvida. Também mostra um futebol mais apelativo em relação à última época. Mas até quando durará este Braga? Tem capacidade para fazer um campeonato regular e lutar pelo pódio? Irá abdicar das competições europeias para se focar exclusivamente nas competições internas?


São todas perguntas que, certamente, pairam na cabeça dos adeptos do SC Braga, mas para as quais não temos resposta. O arranque é prometedor, mas é fundamental não vacilar nas alturas decisivas. Os minhotos já mostraram nas últimas temporadas que conseguem bater-se bem contra os grandes, mas é preponderante não perder pontos nos jogos contra equipas mais acessíveis. Isto é, se houver intenção de lutar pelos três primeiros lugares.


No próximo fim-de-semana, a equipa bracarense tem uma deslocação complicada ao Estádio dos Arcos, local onde o FC Porto perdeu há duas jornadas por 3-1. Antes ainda, o SC Braga joga esta quinta-feira, dia 8 de setembro, frente ao Malmö, em jogo a contar para a primeira jornada da fase de grupos da Liga Europa. O início é auspicioso, mas ainda há uma longa temporada pela frente…

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page