Milano-Sanremo | Tudo o que precisas de saber
A Milano–Sanremo é uma das clássicas mais conceituadas no ciclismo internacional. Considerada um monumento, é sempre uma prova que todos querem vencer, devido ao seu prestígio. Conhecida também como a “Clássica da Primavera”, é a corrida de um dia mais longa, com cerca de 300 quilómetros, que liga a cidade de Milão a Sanremo. Esta clássica conta já com 112 edições, caminhando para a edição 113. A história desta prova é longa, e como não poderia deixar de ser, o ciclista com mais vitorias é Eddy Merckx, que conta com 7 triunfos. O vencedor do ano passado foi Jasper Stuyven que, em modo de surpresa, aproveitou a descida para atacar e conseguiu ir até ao final, conquistando assim a maior vitória da sua carreira.
Perfil da Prova:
Cipressa – Chiesa:
A Cipressa situa-se a cerca de 23km para o final, sendo a penúltima subida do dia. Com 5.6km e com pendentes máximas de 9%, é uma das grandes oportunidades para se fazer a diferenças. Os primeiros quilómetros da subida serão os mais duros, com pendentes mais elevadas, suavizando no final, com momentos que farão parecer um falso plano.
Poggio di Sanremo:
A última dificuldade do dia começa a 9km da meta. Apresenta-se a 3.7km, com pendentes máximas de 8%, sendo o final da subida onde se apresentam as maiores dificuldades. E se a subida não é fácil, a descida também não o será. As estradas muito estreitas e com várias sucessões de curvas, fazem com que esta seja bastante sinuosa. Depois de efetuada a descida, entrarão na província de Sanremo e terão 2km planos até à meta. O Poggio di Sanremo e a Cipressa serão, certamente, pontos estratégicos de ataques.
Principais corredores:
- Tadej Pogacar
- Wout Van Aert
- Primoz Roglic
- Mathieu Van der Poel
- Fabio Jakobsen
- Jasper Philipsen
- Matej Mohoric
- Ethan Hayter
- Tom Pidcock
Principais Favoritos:
*** Pogacar
** Van Aert, Fabio Jakobsen, Roglic, Pidcock e Mohoric
* Van der Poel, E. Hayter, Jasper Philipsen, M. Pedersen
Tadej Pogacar é, inegavelmente, o principal favorito a vencer o primeiro monumento do ano. O esloveno iniciou a época de forma canibalesca, tendo vencido todas as provas em que esteve presente. Apesar da Milano-Sanremo apresentar características não muito favoráveis ao bicampeão do Tour, as duas grandes dificuldades já no final da corrida, poderão ser pontos para um eventual ataque, capaz de destruir o grupo, procurando uma vitória a solo.
A Jumbo terá Roglic como líder, que deverá fazer uma marcação cerrada a Pogacar. Van Aert será um elemento muito importante, pois tanto poderá ser um excelente elemento de trabalho para Roglic, como poderá procurar a vitória, num final ao sprint.
Van der Poel e o seu estado físico são uma autêntica incógnita. O neerlandês abre a temporada nesta prova, que conta com cerca de 300 quilómetros. Absolutamente abismal alguém vir de uma lesão e abrir a temporada numa prova deste género. Contudo, será uma enorme surpresa ver Van der Poel disputar a vitória da prova.
Os dados estão lançados e estamos todos à espera do tiro de partida, daquele que será o primeiro monumento do ano.
Comments