Sobrelotação no FC Porto
Atualizado: 8 de set. de 2021
O comboio da nova temporada já partiu e no caso do FC Porto parece haver passageiros que estiveram com um pé de fora, mas acabaram por permanecer. É do conhecimento público que Sérgio Oliveira e Corona eram jogadores que estavam a ser negociados, neste mercado, mas acabaram por permanecer no plantel, o que nos leva a questionar se os dragões terão mais “passageiros” que “assentos”.
O Plantel dos Azuis e Brancos para a presente temporada foi construído já a contar com a saída de Jesus Corona, que foi negociado até ao fim do mercado. Com a permanência do mexicano, Sérgio Conceição terá várias dores de cabeça em relação ao seu onze inicial, principalmente nas alas, que é onde reside a sua maior dor de cabeça. Neste momento o Porto alinha num sistema tático de 4-4-2, onde Luis Díaz atua no lado esquerdo e Otávio no lado direito. Tecatito é um dos melhores jogadores, não só do plantel dos dragões, como também da Liga Portuguesa e como tal, um jogador destes não pode ficar no banco. A questão é: Onde poderá encaixar Corona, nesta equipa do FC Porto?
O extremo mexicano, atua preferencialmente no lado direito do ataque dos dragões, que é a posição que está, atualmente, ocupada por Otávio. O médio está a viver um dos melhores momentos desde que chegou à cidade invicta, sendo um dos elementos mais importantes do plantel de Sérgio Conceição e tendo-se estreado pela seleção portuguesa, no passado sábado, com uma bela exibição. Do outro lado há Luis Díaz que também está num belo momento de forma. Desde a Copa América que o colombiano parece estar a todo o gás. Foi um dos melhores jogadores da competição, tendo sido o melhor marcador da mesma, a par de Lionel Messi, e desde então que o seu nome tem sido dos mais falados pela Europa. Neste início de campeonato, ao serviço do FC Porto, Díaz em quatro jogos, marcou dois golos e ainda assistiu um. Posto isto, parece-me que a decisão de o treinador dos dragões não será nada fácil, pois a manter este sistema tático, terá de abdicar de um destes 3 jogadores, que na minha opinião, qualquer um deles tem capacidade para ser o melhor jogador da nossa liga.
O técnico dos dragões poderia pensar em mudar o seu sistema tático, o que me parece pouco provável, tendo em conta as vezes que usou este sistema nos últimos anos. Existe ainda a possibilidade de adaptar um destes jogadores à dupla atacante, o que fará com que Taremi ou Toni Martinez saia do onze, mas desta forma conseguiria encaixar os 3 na equipa. Esta época, Díaz já soma 30 minutos como segundo avançado, tendo jogado nesta posição 10 minutos contra o Marítimo e 20 frente ao Arouca. Otávio foi formado a jogar atrás do avançado e, certamente, não teria grandes dificuldades em desempenhar essa função, talvez num 4-2-3-1, ao invés do 4-4-2. Para Corona também não seria novidade jogar na frente, tendo já sido utilizado nessa posição na época 2018/2019. Qualquer uma destas opções irá ao mesmo tempo desfazer a atual dupla de ataque do FC Porto, Taremi e Toni Martinez, que esta temporada já conta com quatro golos e uma assistência e demonstra estar em alto nível.
Sérgio Conceição tem aqui um problema em mão e veremos como o irá resolver, agora uma coisa é certa, com a permanência de Corona alguém sairá prejudicado disto tudo. Pepê, Francisco Conceição e Fábio Vieira, embora este ultimo jogue mais no centro, são também opções para as alas atacantes dos dragões e com isto poderão perder o seu espaço.
Comments