top of page
Foto do escritorRicardo Cruz

Antevisão do Sporting CP vs Manchester City: Um raio x pelas desigualdades

As competições europeias estão de volta e há quatro equipas portuguesas envolvidas nas decisões, umas com desafios mais hercúleos que outras, mas todas com possibilidades de passarem para a fase seguinte.


O Sporting CP é a primeira equipa a entrar em campo e tem uma enorme montanha para escalar se quiser assegurar a passagem à próxima fase.

Os leões superaram as expetativas e qualificaram-se para a fase a eliminar da liga milionária à frente do Borussia Dortmund, que era apontado como o claro favorito à passagem, a par do Ajax.

Agora, tudo o que vier é positivo, ainda para mais tendo em conta o adversário que têm pela frente. O Manchester City é um dos crónicos candidatos à vitória final da prova, naquela que é a competição que Guardiola persegue há anos ao leme dos citizens. E os trunfos do técnico espanhol estão a esgotar-se, uma vez que já são 6 anos no comando técnico da equipa inglesa, e o grande objetivo ainda não foi alcançado.


As diferenças entre clubes são gritantes, nomeadamente a nível de orçamento e experiência. Só nesta época o clube de Manchester gastou 148 milhões de euros em contratações. No total das 6 temporadas sob o comando técnico do treinador catalão, o City gastou nada mais nada menos que 1091 milhões de euros em aquisições. No que toca ao valor de mercado, guiando-nos pelo Transfermarkt, o clube inglês vale 991 milhões de euros, quase o quádruplo do valor de mercado do Sporting – 251 milhões de euros. Só De Bruyne, Sterling e Foden valem, em conjunto, 260 milhões de euros, mais que todo o plantel dos verdes e brancos.


A diferença de experiência também é imensa. Começando pelos treinadores, Rúben Amorim está pela primeira vez a orientar uma equipa na Liga dos Campeões, tendo apenas 6 jogos. Já Guardiola leva 141 jogos como treinador na maior prova de clubes da UEFA.

Nos jogadores, o mais experimentado é claramente Sarabia, que já tem 37 jogos nas Champions, ainda assim, há 8 jogadores no Manchester City que têm mais jogos que o internacional espanhol. Para se ter uma ideia, o segundo jogador com mais jogos na Liga dos Campeões no lado do Sporting é Luís Neto, que já conta com 19 partidas no currículo.


Relativamente aos momentos de forma, ambos os clubes atravessam um período positivo.


O Manchester City está embalado na liderança da Premier League, levando já mais 9 pontos que o Liverpool, atual segundo classificado. É o melhor ataque da prova a par dos reds com 61 golos, e a melhor defesa com apenas 14 tentos concedidos. Garantiu também a passagem aos oitavos de final da Taça de Inglaterra e foi eliminado apenas numa prova: A Carabao Cup (taça da liga inglesa) aos pés do West Ham, nas grandes penalidades. Os citizens vêm de um momento extremamente positivo no que toca a resultado,s e levam 18 vitórias nos últimos 20 jogos, 1 empate e 1 derrota.


O Sporting, ainda que esteja a 6 pontos da liderança do campeonato, também atravessa um momento positivo, que foi catapultado pela conquista da Taça da Liga. Na Taça de Portugal os leões estão nas meias finais, onde irão defrontar o FC Porto. Nos últimos 20 jogos os pupilos de Amorim têm 16 vitórias, 3 derrotas e 1 empate. No campeonato, apesar de não terem um ataque bastante produtivo, têm um registo defensivo muito bom. A turma de Amorim encaixou apenas 15 golos no campeonato, e a solidez defensiva é, sem dúvida, uma das suas maiores características.


Quem são os jogadores em maior destaque nas duas equipas?

No lado inglês, as estrelas são tantas que é missão quase impossível destacar alguém. Puxemos o sentimento patriota e destaquemos desde logo Rúben Dias, que tem dado uma estabilidade brutal ao setor defensivo da equipa. João Cancelo está a fazer, provavelmente, a melhor época da carreira e os números não enganam: 8 assistências e 3 golos marcados em 32 jogos. Bernardo Silva, que foi constantemente dado como transferível no mercado de verão, não saiu, e é, neste momento, pedra basilar no sistema de jogo de Guardiola. O gingado de Mahrez, a experiência de Fernandinho, a sabedoria e o critério de Gundogan e De Bruyne, junto com a irreverência e talento puro de Foden, vão dar muitas dores de cabeça aos leões.


No lado leonino, destaquemos de imediato a qualidade ímpar de Sarabia que veio acrescentar critério no último terço ofensivo da equipa. Pote tem estado afastado dos golos, mas a qualquer momento eles podem voltar, e ele já provou que não precisa de muito espaço. Palhinha tem lutado com Ugarte por um lugar no 11, mas quer jogue um ou outro, a entrega e luta está garantida. A experiência de Coates e Ádan também será determinante para controlar e acalmar a ansiedade natural de uma equipa jovem que não está habituada a estas andanças.


O jogo tem início marcado para as 20h00, em Alvalade, naquele que vai ser um autêntico confronto entre David e Golias. Não há missões impossíveis e apesar da tarefa hercúlea os leões vão tentar rugir bem alto para a toda a Europa ouvir.

39 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page