Quarteto fantástico, em Sines, à procura da Taça
É já hoje que têm inicio as duas semi-finais da Taça Hugo dos Santos, com as 4 vagas a serem ocupadas pelos 4 primeiros classificados da liga. O primeiro jogo é às 15 horas e opõe os Leões ao recém-ascendido Imortal. Estando reservado para as 17h30 o clássico Porto x Benfica.
Sporting surge como favorito mas com o orgulho ferido após desastrosa participação na FIBA Europe Cup
A turma de Alvalade chega a Sines no pior momento da época, três desaires em outros tantos jogos a contar para a fase de grupos das competições europeias, atiraram o Sporting para o último lugar do grupo e sem qualquer chance de seguir em frente na 2ª prova mais importante do basquetebol europeu com chancela da FIBA.
Ainda assim, é com toda a naturalidade e sem grandes surpresas que a turma de Alvalade é considerada favorita à conquista do Troféu. Em declarações à televisão oficial do clube, Cláudio Fonseca, garantiu que, apesar da experiência europeia não ter corrido como desejariam, o objetivo é claro: "O nosso objectivo é ganhar, estamos focados no objectivo. Trabalhámos durante a semana com esse foco e queremos voltar às vitórias".
Os leões chegam a esta prova invictos no campeonato, um primeiro lugar que demonstra a solidez e a eficácia das ideias que vêm sendo implementadas pelo treinador Luís Magalhães nestes dois anos, às quais se junta um conjunto de talentosos executantes, que viram a sua qualidade aumentar com a chegada de Micah Downs, que nos três jogos realizados mostrou serviço (11pts, 2,7rst e 1,7 ast de média).
Apesar do evidente poderio, o Sporting encontrará pela frente a equipa sensação da Liga Placard, o Imortal. O conjunto orientado por Luís Modesto é quarto classificado na liga, e conta apenas com 4 derrotas, uma delas, precisamente, contra o adversário desta tarde, e as outras 3, apenas contra Oliveirense, Porto e Benfica, sendo que os algarvios já vingaram a derrota com as águias na Luz, tendo vencido contra os encarnados o ultimo jogo que disputaram. Porém, esse jogo foi há mais de 3 semanas, já que a equipa de Albufeira foi afetada por um surto de Covid.
Contudo, poderemos esperar uma boa réplica da equipa que transitou da Proliga, mantendo grande parte dos
jogadores, reforçando-se apenas com contratações cirúrgicas como Tyere Marshall, Ty Toney e DJ Fenner, este último que em declarações à Federação Portuguesa de Basquetebol, afirmou que: “Se conseguirmos manter um jogo equilibrado até aos últimos quatro minutos, acho que podemos chocar algumas pessoas”.
As duas equipas encontraram-se uma vez este ano, tendo sido o Sporting a levar a melhor.
Dragões com lesões tentam atacar águias feridas
O outro encontro da tarde promete ser igualmente interessante, a equipa de Carlos Lisboa mexeu-se afincadamente no mercado para suprir algumas lacunas evidentes no plantel, contratando jogadores com currículos impressionantes, mas a verdade é que após a chegada de Quincy Miller e Bryce Alford as águias já perderam pontos em Albufeira, diante do Imortal. O panorama recompôs-se com duas vitórias expressivas (115-78 vs Académica; 66-89 vs Vitória) mas a exigente massa adepta continua com o dedo apontado ao técnico português.
Do outro lado, os Dragões chegam a Sines sem Max Landis, ausência garantida para toda a época após ter saído do jogo com a Oliveirense com queixas, sendo depois confirmado que teria uma nova rotura completa do ligamento cruzado anterior do joelho, desta vez direito, uma vez que o americano já perdeu o ultimo ano com a mesma lesão no esquerdo.
Para substituir Landis chegou Jalen Riley, que se tem apresentado a um bom nível. No entanto o técnico Moncho López não poderá contar com outra estrela, Tanner McGrew, que sofreu um corte interno num olho, e que por isso não jogará contra o Benfica, o que retira algum encanto ao encontro, mas não remove responsabilidade dos dragões em vencer o clássico. Ainda assim, e num bom castelhano, para que o técnico do Porto me entenda, "Brujas? Que las hay, las hay!" E às tantas está na altura dos portistas irem a uma para resolver estas maldições que vão atacando os melhores jogadores dos azuis e brancos.
Expectativas altas para o novo vencedor
Não sabendo quem erguerá o troféu no domingo (encontro marcado para as 16 horas), uma coisa é certa, o vencedor não será o mesmo, uma vez que a Oliveirense não chegou a Sines. Mesmo assim, isso não chegará, por si só, para fazer as delicias dos espectadores, que no ano passado assistiram a duas semi-finais com 2 prolongamentos. Menos não se exige aos participantes deste ano... sem pressão.
(foto de capa © FPB )
Comentarios